O projeto proposto pelo vereador Carmônio Bastos, que busca estabelecer o Dia Municipal de Sensibilização contra o Etarismo, foi aprovado pela Câmara Municipal de Osasco. A proposta foi encaminhada para a consideração do prefeito Rogério Lins, do partido Podemos, podendo ser sancionada ou vetada. O projeto de lei visa criar uma ocasião dedicada a promover a conscientização e a luta contra o etarismo, uma forma de discriminação relacionada à idade das pessoas. O vereador Carmônio Bastos, atual presidente da câmara, é o autor da iniciativa.
Nas mídias sociais, o vereador Carmônio Bastos enfatizou a relevância de se estabelecer políticas públicas para combater a discriminação baseada na idade. Ele expressou que ninguém deveria ser alvo de ofensas, humilhações ou desrespeito devido à sua idade, independentemente de ser jovem, adulto ou idoso.
Conforme Bastos ressaltou, é fundamental abordar o etarismo por meio da "conscientização e a implementação de ações que valorizem e respeitem pessoas de todas as faixas etárias".