Mensagens de ameaças de ataques a escolas com facas, machados e martelos geraram pânico entre os pais e alunos das escolas da rede municipal de ensino de Barueri. As mensagens começaram a chegar aos celulares pelo Whatsapp e redes sociais na quinta feira. Uma das mensagens detalhava os dias dos ataques (10, 11 e 12 de abril) e citavam algumas das escolas:
EMEF - Professor Alexandrino da Silveira Bueno
EMEF Dalva Fogaça
EMEF José Leandro de Barros Pimentel
Muitos pais de alunos declararam nas redes sociais que não pretendem enviar seus filhos para a escola nos próximos dias, até que a situação seja esclarecida e que as crianças tenham a garantia de segurança.
Na tarde deste domingo alguns vereadores vieram a público e emitiram comunicados em suas redes sociais tranquilizando a população e informando que o prefeito Rubens Furlan, juntamente com a Guarda Municipal e Polícia Militar estarão de plantão nas escolas, principalmente nas citadas nas mensagens para coibir qualquer tentativa de ataque.
O vereador Thiago Rodrigues ainda destacou que além de intensificar o policiamento, as autoridades já estão trabalhando para encontrar os responsáveis pelas mensagens e ameaças. Nos comentários nas redes sociais, entre pais apavorados e outros descrentes, alguns chegam a creditar as mensagens a factóides políticos com o intuito de criar pânico na população e desestabilizar o prefeito.